Retorno

Trapiche do Laranjal será reinaugurado

Local estava interditado desde a enchente de 2015, quando a estrutura ficou comprometida; entrega está prevista para esta sexta-feira

Carlos Queiroz -

O verão 2018 na praia do Laranjal deve receber de volta um velho conhecido: o trapiche do balneário Valverde deverá ser reinaugurado nesta sexta-feira (29), após passar por reforma. Desde outubro de 2015 ele estava interditado pela Defesa Civil.

Quem frequenta a praia sente falta do ponto turístico. Rodrigo Santos Medeiros lembra das caminhadas de fim de tarde no local, quando aproveitava também para pescar. Ele, porém, lamenta a impossibilidade de usar o espaço. "Eu gostava muito de vir, mas agora tá há um tempão fechado." Essa saudade, porém, está próxima de um fim. Segundo Ubiratan Anselmo, secretário de Obras e Pavimentação, o restauro do trapiche deverá ser concluído até o fim da manhã desta sexta-feira. Uma caminhada na companhia da prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) deverá marcar a reinauguração já nesta quinta, com o local já aberto ao público. A obra, no custo de R$ 36 mil, foi feita em parceria com a empresa de transportes Kopereck, responsável pela verba.

O trapiche sofrerá algumas mudanças. Seu formato, até então em T, passará a ser em L. O braço direito foi removido, devido ao mau estado de conservação. Parte do parapeito e algumas tábuas do chão, além da base de sustentação, foram reformadas. Segundo um dos funcionários da obra, foram mais de 80 vigas de sustentação colocadas na base para dar mais segurança a quem transita por lá. "Agora nem balança mais quando tu caminha", aponta o trabalhador.

Além dos moradores, o comércio também comemora a volta do trapiche. Segundo Márcia Costa, proprietária de um trailer de lanches em frente ao local, o movimento por ali diminuiu com a interdição do ponto turístico, resultando na queda das vendas. Agora, ela garante estar na expectativa de uma melhora com a volta da movimentação do público pela área.

Preocupação
Os trabalhadores, porém, lamentam a postura de parte da população diante da reforma. Um portão logo na entrada do trapiche tenta coibir a entrada de transeuntes, mas não tem funcionado. A presença de pessoas caminhando por lá já é grande, apesar dos equipamentos ligados à eletricidade e da falta de garantia de segurança. Muitos escalam parte do trapiche ou penduram-se pela lateral e se alçam para o outro lado do portão. Quem trabalha preocupa-se com a segurança. "Eles correm molhados por aqui, por cima dos fios dos equipamentos elétricos. Um choque desses mata", previne um funcionário.

Embora parte dessas pessoas utilize o trapiche fechado para caminhar ou pescar, há também a presença dos vândalos. Segundo os trabalhadores, cinco metros do novo chão do trapiche foram arrancados no início desta semana. Além disso, em outra oportunidade uma grande quantidade da madeira utilizada para os parapeitos foi jogada na água, com alguns metros se perdendo no fundo da lagoa.

Prazo apertado
Ainda faltam algumas etapas da obra. Além da colocação de parapeitos em espaços ainda desprotegidos, faltam a montagem do telhado da casinha posicionada ao final do trapiche e a limpeza da área onde se encontrava o pedaço removido. "A gente tá correndo, mas o prazo é apertado", resume um trabalhador. O secretário Ubiratan Anselmo, porém, garante que o prazo segue o mesmo. "Sexta vamos deixar aberta (…) podem faltar alguns detalhes, não ficar limpo, mas vai ficar liberado" garante.

Relembre
A passarela de 530 metros foi interditada pela Defesa Civil após as chuvas de outubro de 2015. Diversos pontos da cidade sofreram com as cheias, em especial aqueles próximos à Lagoa dos Patos. O trapiche teve sua estrutura comprometida e desde então está fechado. O espaço pertence ao clube Valverde, mas o município, responsável pela reforma, assumirá a gestão, segundo Ubiratan Anselmo. O horário de abertura ao público ainda não foi definido, mas deverá ser apenas durante o dia.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Pedido de dispensa no Enade até o dia 31 de janeiro Anterior

Pedido de dispensa no Enade até o dia 31 de janeiro

Vida noturna ao Campus do Capão do Leão com a chegada de mais dez ônibus Próximo

Vida noturna ao Campus do Capão do Leão com a chegada de mais dez ônibus

Deixe seu comentário